Hoje comemorou-se, mais uma vez, o Dia Europeu sem Carros. E eu pergunto-me...sem carros onde?
Esta é daquelas medidas que a única coisa que faz é atrapalhar a circulação de trânsito e que não vai alterar em nada os hábitos dos portugueses. Não é num único dia que se vai convencer toda a gente dos benefícios da utilização do transporte público. E é tudo muito bonito na teoria, porque na prática a questão é bastante diferente. Se na capital há a possibilidade de realmente trocar o carro pelos transportes públicos, essa iniciativa complica-se um pouco no resto do país. Se até no Porto, uma cidade com uma grande rede de autocarros, metro e agora até eléctrico, há quem se queixe de falta de transportes...imaginem, por exemplo e assim a tirar à sorte, em Aveiro.
Pois, é uma aventura optar pelos transportes públicos (aka autocarros e já é muito bom) na cidade dos Moliceiros. Então desde que se põe a questão da privatização ou não da MoveAveiro a situação tem-se vindo a agravar. Carreiras suprimidas, autocarros que não passam no horário, e não estou a falar em passar fora de horas, estou a falar em não passar at all, percursos alterados constantemente, etc.
A juntar a isto, a exorbitância do valor do passe, para andar apenas de autocarro, que chega a valores idênticos aos passes multimodais de Lisboa!
Parece que os objectivos deste dia passam por:«Encorajar o desenvolvimento de comportamentos compatíveis com o desenvolvimento sustentável e, em particular, com a protecção da qualidade do ar, com a mitigação do aquecimento global e com a redução do ruído; consciencializar os cidadãos para os efeitos que a sua escolha de um modo de transporte, terão na qualidade do ambiente; proporcionar aos cidadãos oportunidades para se deslocarem a pé, utilizarem a bicicleta e os transportes públicos, em vez do automóvel privado e ainda, promover a intermodalidade; facultar aos cidadãos uma oportunidade para re-descobrirem a sua cidade ou vila, os seus habitantes e o seu património, num ambiente mais saudável e agradável».
A mim parece-me importante pensar nisto nos restantes 364 dias do ano!
. Haiti
. Tachos, Tachinhos, Tac(mi...
. 2010
. 6.0
. Ainda de guitarra na mão....
. So True!
. O Melhor e o Pior do Nata...