Já vos tinha falado do workshop de Técnicas de Apresentação de Programas há uns dias. Agora que já tenho fotografias para partilhar (não é que eu apareça em muitas, gosto muito mais de as tirar!) já posso falar-vos um pouco da minha experiência.
No Primeiro dia e em primeiro lugar o êxtase completo por conhecer o Mestre da Rádio. António Sala.
Uma honra imensa poder aprender um bocadinho de rádio com alguém que representa a própria Rádio. Mais do que isso, percebemos neste grande comunicador um ser humano excepcional, que se aproximou de nós com uma simplicidade desarmante. Foi altura de lembrar o grande fenómeno que foi o Despertar, de ouvir alguns dos jingles daquela altura que ainda hoje permanecem na minha memória. Uma emocionante viagem ao passado da rádio, à mística que fez deste um importante meio de comunicação que sempre se conseguiu evidenciar no meio de todos os outros.
Conhecemos, também, Luís Loureiro ex-locutor e Coordenador de Programas da RR e da RFM, tem actualmente a sua própria empresa, a FUN.
Um comunicador de excelência que conseguiu de forma leve e simples libertar alguns "fantasmas" que se criam quando se pensa em falar em público. Conselhos sobre como controlar os nervos, como utilizar a respiração em nosso favor, etc.
Conselhos também sobre a importância da língua portuguesa e dos conhecimentos de cultura geral, porque um comunicador, tal como um jornalista, tem que saber um bocadinho de tudo para evitar o perigo de ficar "pendurado". Estou a trabalhar nisso!!
De sublinhar a relação que o grupo de formandos conseguiu estabelecer entre si. Talvez tenhamos sido "seleccionados" a dedo, porque foi tão simples conversar, rir, partilhar experiências... Um Grupo fabuloso a quem eu não posso deixar de dirigir um Muito Obrigada por tornarem aqueles dois dias de aprendizagem ainda mais entusiasmantes. Uma aprendizagem profissional, mas também algo inesperadamente 'pessoal'!!
Aprendizagens a nível humano que não são menos importantes e que complementam até todos os outros conhecimentos. Como eu já tinha dito no outro post, todo o workshop nos deu verdadeira consciência de como é importante formarmo-nos como Pessoas antes de nos formarmos como Profissionais! Essa lição eu vou guardar para sempre, como muitas outras que aprendi e que me fazem feliz por ter decidido participar desta formação.
No último dia, depois de um almoço de grupo espectacular, tivemos, ainda, a oportunidade de visitar os estúdios do Grupo Renascença que eram mesmo atrás do Hotel onde decorreu o workshop.
Uma casa pequena e acolhedora com profissionais disponíveis e simpáticos perante uma invasão de mais de 30 pessoas no seu local de trabalho.
Nunca irei esquecer esta experiência e se um dia tiver a oportunidade de trabalhar em Rádio vou dar o meu melhor para fazer jus a tudo o que aprendi naqueles dois dias maravilhosos! Obrigada por Tudo! Um beijo muito grande para todos os meus "companheiros", para o António Sala, para o Luís Loureiro e para a Jacinta Oliveira!!
Até à Próxima, que espero que seja antes do que possamos imaginar!! :)
. Haiti
. Tachos, Tachinhos, Tac(mi...
. 2010
. 6.0
. Ainda de guitarra na mão....
. So True!
. O Melhor e o Pior do Nata...